top of page
  • Foto do escritortainapsi

Qual a diferença entre timidez e fobia social?

A fobia social também é conhecida como transtorno de ansiedade social, que se caracteriza por um medo intenso e frequente de situações sociais. A pessoa tem medo da exposição, do contato com outras pessoas, da avaliação negativa pelo seu desempenho em alguma atividade e do julgamento alheio. Como por exemplo, falar em público. É um medo em excesso e sem sentido e o indivíduo reconhece que isso é um problema para ele, mas não sabe lidar com isso.


Até um determinado estágio da vida é normal termos esse medo da exposição como por exemplo no período de transição entre ser criança e se tornar um adolescente. O que se torna preocupante é quando esse medo passa a interferir na vida de tal forma que além de provocar um sofrimento ainda provoca limitações na vida dessa pessoa, como por exemplo abandonar o trabalho, a escola, ou se isolar por conta própria para evitar esse contato social. Normalmente esses sintomas surgem na adolescência e se não cuidado, pode prolongar até a vida adulta.


A pessoa com esse tipo de transtorno em situações sociais apresenta sintomas comportamentais e fisiológicos como por exemplo, não interagir com as pessoas ao seu redor ou sair de lugares públicos, suor frio entre outros. A principal diferença entre timidez e fobia social é que a timidez está associada a vergonha, mas não traz prejuízos para a vida daquele indivíduo. Enquanto que a fobia social traz um sofrimento e limita a vida desse paciente.


O que fazer se você conhece alguém que tenha ou se identificou com os sintomas?

Procure ajuda profissional, a psicoterapia vai te ajudar a entender melhor a sua situação e como desenvolver estratégias para lidar com essas situações.


Espero ter te ajudado e até o próximo texto!😘




0 comentário

Comentarios


bottom of page