top of page
  • Foto do escritortainapsi

O ambiente acadêmico como fator de risco para o adoecimento psíquico

Cada vez mais o número de casos de estudantes com depressão e ansiedade vem crescendo constantemente e não é atoa que casos de suicídio tem sido relatado entre esses jovens.

O ambiente acadêmico como escolas, faculdades e universidades tem sido apontados como fatores de risco, principalmente nos cursos de medicina, pela carga horária de estudo excessiva, o ambiente proporcionar a competitividade, poucas horas de sono e lazer, a cobrança dos professores, familiares e a auto cobrança do próprio aluno.


Esse é apenas um dos cenários que podem prejudicar a saúde mental dos estudantes. Mas isso não acontece apenas com estudantes de medicina, pode acontecer em qualquer curso e também com estudantes do ensino médio.


O que deve ser observado como fator de risco nesse ambiente?


📌Relacionamento interpessoal com os colegas e professores

📌Sentimento em relação ao curso

📌Cobrança excessiva por parte dos professores e/ou instituição


Como lidar com isso?


Características pessoais e o comportamento do indivíduo frente a esse ambiente também são fatores a serem considerados. Algumas reflexões podem ser feitas para lidar com o problema:


“Tem algo que eu consigo fazer para lidar com essas cobranças?”

“Eu dedico tempo para o lazer mesmo tendo uma semana corrida?”

“Eu tenho o apoio dos meus pais e ou familiares?”

“Eu tenho com quem conversar a respeito?”


Se você sente que não consegue lidar com isso sozinho (a), procure ajuda profissional, a psicoterapia pode te ajudar a descobrir mecanismos para lidar com todas essas questões.


Espero ter te ajudado e até o próximo texto!😘




0 comentário

Comentários


bottom of page