Tem três perguntas que recebo com frequência nas minhas redes sociais e no consultório que talvez seja a sua dúvida também. Por isso, resolvi compartilhar com vocês algumas respostas, elas podem te ajudar a entender melhor a sua ansiedade.
1. Ansiedade tem cura?
Primeiro é preciso entender que todos nós temos ansiedade, sem exceção, a ansiedade é uma reação natural do nosso corpo, um mecanismo de defesa para situações de medo.
A diferença é que o nosso nível de ansiedade vai variar de pessoa para pessoa e quando essa ansiedade extrapola aquilo que se enquadra dentro do padrão da "normalidade", ou seja, quando ela passa a afetar as diferentes áreas da nossa vida de forma negativa, ela se torna um problema que precisa ser cuidado.
Então chegamos aos próximos questionamentos:
2. Um transtorno de ansiedade pode virar uma depressão? É possível ter os dois ao mesmo tempo?
Um transtorno de ansiedade tem tratamento sim, e quando isso é feito o quanto antes contribui para que o paciente possa seguir com a sua vida de forma saudável, aprenda a lidar com a sua ansiedade sem tanto sofrimento e tenha qualidade de vida.
A mesma coisa acontece quando a pessoa começa a perceber que sua ansiedade está lhe causando sofrimento e dificuldades mesmo que não seja um transtorno ainda, o que significa que o quanto antes procurar ajuda profissional poderá ser feito um trabalho de prevenção.
Quando um transtorno de ansiedade não é levado a sério, ou não é realizado um tratamento adequado, pode evoluir para uma depressão. Assim como lidar com a perda de algo ou alguém. O que significa que a pessoa passa a ter sintomas dos dois problemas ao mesmo tempo.
Agora imagina o nível de sofrimento que isso pode gerar? Imaginou? Multiplique por 10x, pois é, várias pessoas sofrem com isso todos os dias por não terem as informações necessárias.
Se você também tinha essas dúvidas, compartilhe essa informação com outras pessoas para ajuda-las a entender a sua própria ansiedade 😘
Ficou alguma dúvida? Sinta-se a vontade para perguntar 🤗
Juntos somos mais fortes!
Comments