top of page
  • Foto do escritortainapsi

Entendendo o processo de luto no período de confraternizações

Final do ano está chegando e com isso vem à mente momentos de reflexão, momentos de alegria pelas confraternizações, pelas festas, pelos reencontros de amigos e familiares. Mas nem sempre esse período é um momento de alegria para todos, principalmente para aqueles que perderam um ente querido, que pode ser um amigo, um familiar ou alguém próximo.


O quanto é difícil para essas pessoas lidar com a perda em um momento como esse no qual todos se sentem alegres e tem motivos para comemorar. O luto é um processo difícil e doloroso e cada um vai lidar com ele de uma forma diferente. Afinal não somos preparados para enfrentar a morte, sabemos que isso um dia acontecerá com todos nós, mas nem por isso saber da perda de alguém se torna mais fácil.


Segundo estudos da escritora e psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, o luto é marcado por cinco fases:

1. Negação- que é caracterizada pela não aceitação da morte e a pessoa evita falar sobre o assunto

2. Raiva- a pessoa se sente inconformada e revoltada com tudo e com todos

3. Barganha- Nessa fase a pessoa passa a tentar negociar com Deus ou com aquele Ser Divino no qual acredita, independente da sua religião. De que se mudar seu comportamento ou fizer algo diferente ela sairá dessa situação.

4. Depressão – nessa fase a pessoa desenvolve alguns sintomas que são característicos da depressão, mas lembrando aqui que no processo de luto isso não é um diagnóstico e sim sintomas. Como por exemplo, choro constante, isolamento social, desânimo, desinteresse, indiferença etc.

5. Aceitação- é a última fase na qual a pessoa entende que o luto é real e que nesse momento não tem nada que ela possa fazer para mudar a realidade.


Diante de tudo que foi dito aqui é importante esclarecer que como eu disse anteriormente cada um lida com seu processo de luto de forma diferente, existem as fases de luto, porém não necessariamente quem estiver de luto passará por todas essas fases ou seguirá essa sequência.


Eu quero que você saiba meu querido(a) leitor(a) que você não precisa passar por isso sozinho, a psicoterapia pode te ajudar a enfrentar essa situação. Se estiver precisando de ajuda pode contar comigo!


Espero ter te ajudado e até o próximo texto!😘




0 comentário

Comments


bottom of page