A diabetes é uma doença crônica, caracterizada pela elevação da glicose(açúcar) no sangue (hiperglicemia). Existem dois tipos, a tipo 1 que afeta crianças e adolescentes, na qual o pâncreas deixa de produzir insulina e pode estar associada a uma predisposição genética e a tipo 2 que afeta adultos e idosos e normalmente ocorre em decorrência do estilo de vida daquele indivíduo, como alimentação e sedentarismo (falta de exercícios físicos).
Por ser uma doença crônica, por enquanto não existe uma cura apenas tratamento. A diabetes assim como outras doenças tem suas particularidades e cada paciente vai reagir de uma forma ao receber o diagnóstico. É importante ressaltar que existe a necessidade de adaptação ao novo estilo de vida independente do tipo da doença. Essa adaptação é difícil tanto para crianças quanto para adultos, por isso a necessidade de acompanhamento psicológico para poder expor todos os sentimentos e emoções que surgem do momento do diagnóstico até o tratamento.
No caso de crianças e adolescentes, os pais também precisam desse espaço de acolhimento para ser escutado, poder falar sobre as dificuldades, preocupações e angustias que esse novo cenário pode gerar.
Alguns aspectos psicológicos que são comuns:
📌Negação da doença
📌Raiva
📌Tristeza
📌Ansiedade
📌Angústia
📌Estresse
📌Isolamento social
📌Frustração
📌Preocupação
📌Pessimismo em relação ao futuro
Cuidar da saúde física e mental é de extrema importância, principalmente nesses casos.
Espero ter te ajudado e até o próximo texto!😘
Comments