No tempo dos nossos avós quando surgiam dúvidas sobre qualquer coisa só existia duas formas de encontrar as respostas, procurando em livros na biblioteca ou perguntando as pessoas mais velhas que são mais experientes e possuíam maior conhecimento da vida.👵🏼👴🏾
Hoje estamos vivendo na geração da internet, onde velocidade e informação andam juntas e para todas as dúvidas que surgem procura-se respostas imediatas. Quer um exemplo disso?
1. Não sei fazer macarrão, pesquisa na internet que você encontra a resposta.
2. Estou com dificuldades em mexer no novo aparelho que comprei, preciso ler o manual? Não, pesquisa no google que você encontra a resposta.
Isso acaba se tornando tão automático, que quando os problemas deixam de ser externos e passam a acontecer internamente, a busca segue a mesma linha de raciocínio, vou pesquisar para encontrar a resposta.🔍
Só que surge um problema, o google pode te mostrar 1 milhão de possibilidades para sua busca ou nenhuma, independente do resultado que aparecer nenhum deles vai resolver o seu problema. Você pode pesquisar todos os sintomas de ansiedade, depressão, pânico ou qualquer outro diagnóstico, mas não vai encontrar a resposta para o SEU problema, porque essas respostas não estão na internet e nunca estarão.❌
📌Onde buscar essas respostas, então?
Dentro de você, para alguns pode parecer óbvio, para outros nem tanto, mas a verdade é que essa busca é muito mais difícil.
Sabe por quê? O google vai te mostrar uma lista de sintomas e a depender do que você esteja buscando você pode se identificar e pensar acho que tenho isso. Entretanto, ele não sabe sua história de vida, não sabe sua idade, não sabe as experiências que você teve na sua trajetória, não sabe o que você pensa e sente, ou seja, não sabe absolutamente nada sobre você. Por isso essas respostas não podem ser encontradas.
📌O que acontece na prática? (Exemplo)
Ísis sente-se muito triste, desanimada, sem vontade de fazer nada, chora com frequência e quando pesquisa sobre isso, encontra como características de uma depressão. Ela acredita que tem isso, depois de alguns meses inicia um processo de psicoterapia e descobre que na verdade ela tem um tipo de transtorno de ansiedade, mas isso não é a causa principal dos seus sintomas e sim o fato de ter suprimido suas emoções durante muito tempo.
Percebeu? Não é tão simples quanto parece. Quando se trata da sua saúde física e mental, é preciso investir em você.
Se precisar de ajuda, conte comigo!
Juntos somos mais fortes 💪🏽
Comments